segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O TOURO, O HOMEM E O MITO - PORTUGAL



                                 

Desde a pré-história, que o homem demonstrou a sua profunda admiração pelo Reino Animal. Sua representação é bem conhecida através da Arte Rupestre, tal interesse está directamente relacionado com caça, actividade pela qual obtinha parte de sua alimentação.
 O Touro sendo um animal de propenso porte e bravura, pertencente à roda astrológica do zodíaco, é um bom exemplo deste respeito e veneração, estando este muito enraizado na cultura Lusitânia (Portugal e Espanha) através da designada “Festa Brava”, contando esta com muitos adeptos e também opositores.
 Independentemente do papel que o animal tem na vida do homem, em muitas civilizações arcaicas e atuais, é considerado como uma manifestação do divino, bem como associado a um conceito mitológico.
 O mito do Minotauro é provavelmente um dos mais conhecidos, representando o ser humano consumido pelos seus próprios desejos. Na sua essência corresponde ao conflito entre o lado humano e bestial existente entre nós.
 Este Mail Art Call pretende assim, que seja explorado esta triplicidade entre o animal Touro, o Homem e o Mito. "
TÉCNICA: todas as técnicas são permitidas, desde que os suportes sejam possíveis de serem enviados por correio

FORMATO: sem restrições

TERMOS: 
- Sem júri, sem selecção, sem prémios, sem retornos.
- Cada participante pode enviar até dois trabalhos e deverá indicar, seu nome completo, morada postal, nacionalidade, email e web site caso existam. 
- Os participantes devem concordar com a reprodução de seus trabalhos em catálogos ou outro material didático, tal como na exposição pública dos mesmos por parte dos organizadores do evento. 
- Todos os trabalhos serão expostos, excluindo trabalhos racistas, xenófobos e que descriminem qualquer religião. 
- ATENÇÃO! NÃO SE ACEITAM reproduções de trabalhos que tenham sido enviadas para outros projectos de Arte Postal ou para Mail Artists, todos os trabalhos devem ser únicos e ORIGINAIS, devidamente assinados pelos seus autores.

EXPOSIÇÃO: os trabalhos serão expostos em Junho 2013 durante as Festas de Salvaterra de Magos, e irá estar patente ao público durante aproximadamente um mês. Estas festividades estão relacionadas com a comemoração do Foral cedido por D. Manuel em 1507, a D. Nuno (neto do Rei D. Duarte). Estas celebrações atraem milhares de pessoas a esta região de Portugal, e são bem conhecidas por :
- Largada de Touros na avenida principal
- Festival Internacional de Foclore
- Gastronomia tradicional
- Outros eventos culturais e música



p.s.-  Após o fim da exposição, existe a intenção de move-la para outros locais do destrito de Santarém e do concelho de Vila Franca de Xira, onde a tradição das largadas de touros está muito enraizada


DOCUMENTAÇÃO: Será enviada para todos os participantes.Todos os trabalhos serão publicados no seguinte local:


CONTATO: comamailart@gmail.com

LIMITE DE ENVIO: 4 de Junho, 2013
Todos os trabalhos devem ser enviados pelo Sistema Normal de Correios, com SELOS e carimbo, para a seguinte morada: 

"COMA- The Bull, Man and the Myth" 
Helder Coelho Dias
Rua Felicidade Páscoa, nº 48
2100-519 Fajarda (Coruche)
PORTUGAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário